Objetivos: Ao final do curso, o participante será capaz de reconhecer os métodos de avaliação utilizados, elaborar questões de auditoria pertinentes para acompanhar processos de vendas de participações acionárias e ativos, compreender que o processo de avaliação não é uma ciência exata e perceber o impacto das premissas no processo de criação de valor.

Público-alvo: Servidores da SecexFazenda, SecexEstatais e Seinfras. 


Conteúdo progamático: 

- Noções gerais sobre avaliação de empresas e ativos e aplicações no TCU. 

- Noções de Matemática Financeira: valor do dinheiro no tempo; juros simples e compostos; fluxo de caixa; valor presente; valor futuro; equivalência; payback; taxa interna de retorno (TIR); valor presente líquido (VPL).

- Fundamentos e métodos de avaliação de empresas e ativos: valor de bolsa; valor contábil ou patrimonial; método dos múltiplos.

- Fluxo de caixa descontado: elementos principais; passos para elaboração; relação com as demonstrações financeiras; valor da empresa e valor do acionista; premissas; crescimento; perpetuidade; modelos. 

- Custo de capital ou taxa de desconto; relação entre risco e retorno; estrutura de capital.

- Erros mais comuns em avaliação de empresas e ativos; vieses e como mitigá-los; a alternativa do método de opções reais para casos específicos.