Objetivo: Ao término da disciplina, os alunos deverão compreender o objetivo da utilização da amostragem em auditoria e estar aptos a aplicar adequadamente as técnicas de amostragem em situações mais comuns, no contexto das auditorias operacionais e de conformidade. 

Público-alvo: Servidores da Segecex. 

Conteúdo Programático: 

Aula 1: Conceitos fundamentais da Amostragem:
Conceitos fundamentais de amostragem; Elementos da história da amostragem; Vantagens de se utilizar amostragem probabilística e sua importância em auditorias; O papel da distribuição normal para a realização de inferências estatísticas; Dimensionamento do tamanho da amostra para proporções.

Aula 2: Casos especiais do dimensionamento amostral:
Dimensionamento do tamanho da amostra para proporções; Utilização de diferentes margens de erro e níveis de confiança; Ajustes necessários no caso de populações finitas; Pesquisa por meio de questionários; Cálculo do tamanho da amostra para proporções múltiplas.

Aula 3: Tipos de amostragem:
Principais tipos de delineamento amostral: amostragem aleatória simples, amostragem estratificada, amostragem por conglomerados e amostragem sistemática; Dimensionamento de amostrar segundo cada uma das técnicas aplicadas.

Aula 4: Levantamento amostral passo a passo:
O processo da amostragem e suas etapas, que envolvem: o planejamento; a escolha do delineamento amostral; o dimensionamento da amostra; a seleção dos elementos amostrais; a coleta dos dados; a análise dos dados; o relato das operações desenvolvidas e dos resultados apurados; Aspectos observar em cada fase de um levantamento amostral; O cálculo de intervalos de confiança; O problema da não resposta.

Aula 5: Amostragem nas auditorias baseadas em risco: 
Risco de auditoria e seus componentes: risco inerente, risco de controle e risco de detecção; Risco de auditoria e o nível de asseguração; Processo de identificação, avaliação e gestão do risco de auditoria; A matriz de riscos e controles; Dimensionamento de amostras a partir do modelo de risco de auditoria.

 

Período de realização: 04/06 a 14/07/2020.

Modalidade: A distância.

Observações: O curso acontecerá em 5 semanas e terá a seguinte estrutura: Segunda-feira: Aula telepresencial por Skype - 14:30 às 16:30 (aula será gravada e ficará depois disponível no Moodle); Terça-feira: Apresentação da atividade prática por Skype - 14:30 às 15:30 (aula será gravada e ficará depois disponível no Moodle); Quarta a sexta-feira: Leitura do conteúdo, resolução de exercícios, utilização de fórum de dúvidas e resolução de atividades práticas (conforme horários do aluno).

Critérios de Aprovação

Nota mínima: 70 pontos.