Dúvidas frequentes
Cadastro no portal do TCU (login, senha, alteração de dados e e-mail)
Como me cadastrar no portal TCU?
Acesse o portal do TCU – www.tcu.gov.br e siga os passos abaixo:
- Clique em “Login”, localizado no canto superior direito da tela;
- Clique em “Cadastre-se | Register | Registrese ”;
- Informe os dados solicitados. Lembre-se de informar seu nome completo e um endereço de e-mail válido;
- Clique em “Enviar”, ao fim da página.
Você receberá uma mensagem em seu e-mail informando os procedimentos para confirmação do seu cadastro. Caso não encontre o e-mail de confirmação, verifique-o em sua pasta de lixo eletrônico.
Caso possua bloqueador de e-mail, não se esqueça de desbloquear o endereço do TCU – portal@tcu.gov.br.
Como efetuar meu login no portal TCU?
Acesse o portal do TCU – www.tcu.gov.br e siga os passos abaixo:
- Clique em “Login”, localizado no canto superior direito da tela;
- Preencha o campo “Usuário” e informe sua senha no campo seguinte.
Lembre-se: se você não é servidor do TCU, seu login de usuário é a letra “X” seguido do número do seu CPF (sem pontos e sem traço)
Quero alterar meu e-mail. Como faço?
Como devo proceder em caso de alteração de dados cadastrais, como: nome, lotação, e-mail, etc.?
Entre em contato com o suporte à informática pelo telefone gratuito 0800 644 1500 - opção 2, informe que deseja alterar seus dados no cadastro do TCU.
Fiz meu cadastro no portal, mas não recebi a chave de acesso ou o link está com defeito. Como devo proceder?
e informe ao atendente que a chave de acesso ao portal do TCU, recebida em seu e-mail, não está funcionando.
Tentei me cadastrar, mas o sistema informa que "Já existe um usuário cadastrado com o CPF", como devo proceder?
Confira se o número do CPF foi digitado corretamente.
Se estiver correto, retorne à pagina inicial do TCU (www.tcu.gov.br) e siga os passos abaixo:
- Clique em “Login”, localizado no canto superior direito da tela;
- Clique em “Recupere a senha | Password recover | Recuperar su contraseña”;
- Selecione a opção “Enviar nova senha por e-mail”;
- Preencha o campo “Usuário | User | Usuario”. Lembre-se: se você não é servidor do TCU, seu login de usuário é xCPF, ou seja, a letra x seguida do número do seu CPF (sem pontos nem traço);
- Clique em “Confirmar | Confirm | Confirmar”.
Caso possua bloqueador de e-mail, não se esqueça de desbloquear o endereço do TCU – portal@tcu.gov.br .
Você receberá uma mensagem em seu e-mail informando os procedimentos para alteração de sua senha. Caso não encontre a mensagem, verifique-o na pasta de lixo eletrônico da sua caixa postal.
Se mesmo assim, não conseguir resolver seu problema, entre em contato com nossa Central de Atendimento pelo telefone gratuito 0800 644 1500 - opção 2. Informe ao atendente sua necessidade, ressaltando que se trata de um problema de cadastro ou autenticação no portal TCU, para que sua demanda seja corretamente endereçada à área responsável.
Não lembro a minha senha de acesso ao portal do TCU.
Acesse o portal do TCU (www.tcu.gov.br) e siga os passos abaixo:
- Clique em “Login”, localizado no canto superior direito da tela;
- Clique em “Alterar senha”;
- Selecione a opção “Enviar nova senha por e-mail”;
- Informe seu “Usuário | User | Usuario”. Lembre-se: se você não é servidor do TCU, seu login de usuário é xCPF, ou seja, a letra x seguida do número do seu CPF (sem pontos nem traço);
- Clique em “Confirmar | Confirm | Confirmar”.
Caso possua bloqueador de e-mail, não se esqueça de desbloquear o endereço do TCU – portal@tcu.gov.br .
Você receberá uma mensagem em seu e-mail informando os procedimentos para alteração de sua senha. Caso não encontre a mensagem, verifique-o na pasta de lixo eletrônico da sua caixa postal.
Caso isso não resolva o problema, entre em contato com nossa Central de Atendimento pelo telefone gratuito 0800 644 1500 - opção 2. Informe ao atendente sua necessidade, ressaltando que se trata de um problema de cadastro ou autenticação no portal TCU, para que sua demanda seja corretamente endereçada à área responsável.
Minha conta está bloqueada. O que devo fazer?
Entre em contato com nossa Central de Atendimento pelo telefone 0800 644 1500, opção 2, solicite o desbloqueio de sua conta e uma nova senha. O desbloqueio ocorrerá em até 24 horas.
A conta é bloqueada automaticamente após digitar incorretamente três vezes sua senha ou em caso de inconsistência detectada na validação dos dados informados.
Cursos (inscrição, matrícula e desistência)
Como me inscrevo em um curso ofertado pelo TCU na modalidade a distância?
Acesse o portal do TCU (www.tcu.gov.br) e clique em “Educação e eventos” localizado na barra de navegação e então clique em “ISC”.
Verifique os cursos que estão com inscrições abertas na seção “Cursos para servidores públicos e cidadãos”.
Clique na ação educacional do seu interesse. Você visualizará diversas informações sobre o curso selecionado como: conteúdo programático, carga horária e como se inscrever.
Quando fui me inscrever, não encontrei o órgão em que estou lotado. Como devo proceder?
Caso não encontre esta unidade, escolha a opção “OUTROS” e nos informe posteriormente,
pelo telefone gratuito 0800 644 1500 - opção 2, para que possamos atualizar nosso cadastro.
Gostaria de saber se estou inscrito no curso. Como faço?
Você receberá, no e-mail cadastrado no portal do TCU, a confirmação de inscrição.
Caso possua bloqueador de e-mail, não se esqueça de desbloquear o endereço do TCU – portal@tcu.gov.br .
Se não encontre a mensagem, verifique-o na pasta de lixo eletrônico do seu e-mail.
Gostaria de saber se estou matriculado no curso. Como faço?
Acesse a página do ISC (https://contas.tcu.gov.br/ead/) e siga os seguintes passos:
- Clique em Você ainda não se identificou (Acessar), localizado no canto superior direito da tela;
- Informe seu usuário em sua senha na página seguinte e clique em “Acessar”;
- No canto superior direito da tela aberta após a identificação, clique no seu nome e então clique em “painel”.
Será listado todos os cursos nos quais você está inscrito.
Gostaria de cancelar minha matrícula em um curso a distância. Como faço? Sofrerei alguma penalização?
Caso o curso já tenha iniciado, encaminhe sua solicitação de cancelamento, com justificativa, ao monitor utilizando o fórum “Fale com a Monitoria”, disponibilizado no ambiente virtual.
Antes do início do curso, você poderá solicitar o cancelamento enviando uma mensagem para o e-mail: educacaoadistancia@tcu.gov.br.
Não concluí o curso. Posso refazê-lo? Posso fazer outro curso?
Você poderá se inscrever no mesmo curso quando as inscrições forem abertas novamente.
Acompanhe nosso cronograma de ações educacionais disponibilizado na página do ISC (https://contas.tcu.gov.br/ead/).
Posso me inscrever em mais de um curso?
Quando farei as avaliações?
Em caso de dúvida, utilize o fórum “Fale com a Monitoria” disponibilizado no AVEC.
Não sou servidor público, posso me inscrever?
Acesse a página do ISC (https://contas.tcu.gov.br/ead/) na barra de navegação, clique em “cursos e eventos” e então em “Cursos para servidores públicos e cidadãos”.
Verifique os cursos que estão com inscrições abertas.
Algumas de nossas ações educacionais foram desenvolvidas e são ofertadas especificamente para servidores do TCU, outros para servidores de outras instituições e, temos ainda, cursos voltados para os cidadãos.
Acesso ao ambiente virtual (AVEC) - Login e senha
Como faço para acessar o curso no AVEC – Ambiente Virtual?
Acesse a página do ISC (https://contas.tcu.gov.br/ead/) e siga os seguintes passos
- Clique em “Você ainda não se identificou (Acessar)”, localizado no canto superior direito da tela;
- Clique em “Recupere a senha | Password recover | Recuperar su contraseña”;
- Selecione a opção “Enviar nova senha por e-mail”;
- Preencha o campo “Usuário | User | Usuario”. Lembre-se: se você não é servidor do TCU, seu login de usuário é xCPF, ou seja, a letra x seguida do número do seu CPF (sem pontos nem traço);
- Clique em “Confirmar | Confirm | Confirmar”.
Caso possua bloqueador de e-mail, não se esqueça de desbloquear o endereço do TCU – portal@tcu.gov.br .
Você receberá uma mensagem em seu e-mail informando os procedimentos para alteração de sua senha. Caso não encontre a mensagem, verifique-o na pasta de lixo eletrônico da sua caixa postal.
Se mesmo assim, não conseguir resolver seu problema, entre em contato com nossa Central de Atendimento pelo telefone gratuito 0800 644 1500 - opção 2. Informe ao atendente sua necessidade, ressaltando que se trata de um problema de cadastro ou autenticação no portal TCU, para que sua demanda seja corretamente endereçada à área responsável.
Não lembro a senha para acessar meu curso no AVEC – Ambiente Virtual. O que fazer?
Acesse nosso ambiente virtual (https://contas.tcu.gov.br/ead/) e clique em:
- “Clique em “Você ainda não se identificou (Acessar)”, localizado no canto superior direito da tela;
- Clique em “Recupere a senha | Password recover | Recuperar su contraseña” e na página seguinte em “Enviar nova senha por e-mail”.
Informe os dados solicitados e siga as orientações encaminhadas ao seu e-mail.
Lembre-se: se você não é servidor do TCU, seu login é a letra “X” seguido do número do seu CPF (sem pontos e nem traço)!
Caso possua bloqueador de e-mail, não se esqueça de desbloquear o endereço do TCU – portal@tcu.gov.br .
Se você é servidor do TCU, seu login e senha são os mesmos que utiliza para acessar os sistemas corporativos.
Minha conta está bloqueada. O que devo fazer?
Entre em contato com nossa Central de Atendimento pelo telefone 0800 644 1500, opção 2, solicite o desbloqueio de sua conta e uma nova senha. O desbloqueio ocorrerá em até 24 horas.
A conta é bloqueada automaticamente após digitar incorretamente três vezes sua senha ou em caso de inconsistência detectada na validação dos dados informados.
Não quero receber e-mails com as mensagens dos cursos. O que faço?
Acesse a página do ISC e acesse o curso desejado.
- Vá ao fórum que não deseja mais receber mensagens.
- No canto superior direito, clique em “Suspender o recebimento de mensagens desse fórum via e-mail”.
Lembramos que o recebimento de e-mails do fórum “Quadro de Avisos” não pode ser cancelado, pois é de uso exclusivo da monitoria, tutoria e coordenação.
Certificado (impressão, validação, alteração de dados)
Como tenho acesso ao meu certificado?
Uma vez concluído o curso e tendo alcançado a nota mínima exigida para aprovação (vide Guia do Participante disponível no ambiente do curso) e respondida a Avaliação de Satisfação, siga os passos:
- Acesse “Certificado” no final da página do curso;
- Clique em “Obter o Certificado” no final da página seguinte.
O Certificado só será emitido para aqueles que atingirem o mínimo de 80 pontos, somando as notas de todas as atividades avaliativas do curso. Atenção! No certificado não consta o período de realização do curso, pois trata-se de uma ação educacional aberta. Caso você pretenda utilizá-lo para fins de licença para capacitação, progressão funcional ou crédito acadêmico, antes de matricular-se, verifique se esse documento atende às normas da sua instituição. O ISC não fornecerá outro documento.
Meu nome ou meus dados estão errados no Certificado. Como solicitar a correção?
Como autenticar ou validar meu Certificado? Existe algum lugar para fazer a autenticação?
- Acesse a página de validação de certificados de cursos autoinstrucionais (https://contas.tcu.gov.br/ead/mod/simplecertificate/verify.php?code)
- Digite o código exatamente como consta no certificado.
- Caso receba mensagem de erro, retorne a tela inicial e refaça os passos acima.
Uma outra forma de validá-lo é utilizando programas que leem o Código QR (sigla do termo em inglês Quick Response). Existem vários softwares gratuitos disponíveis na internet que você pode baixar, inclusive, em seu celular.