Dúvidas frequentes

Cadastro no portal do TCU (login, senha, alteração de dados e e-mail)

Como me cadastrar no portal TCU?

Acesse o portal do TCU – www.tcu.gov.br e siga os passos abaixo:

  1. Clique em “Login”, localizado no canto superior direito da tela;
  2. Clique em “Cadastre-se | Register | Registrese ”;
  3. Informe os dados solicitados. Lembre-se de informar seu nome completo e um endereço de e-mail válido;
  4. Clique em “Enviar”, ao fim da página.

Você receberá uma mensagem em seu e-mail informando os procedimentos para confirmação do seu cadastro. Caso não encontre o e-mail de confirmação, verifique-o em sua pasta de lixo eletrônico.
Caso possua bloqueador de e-mail, não se esqueça de desbloquear o endereço do TCU – portal@tcu.gov.br.

Como efetuar meu login no portal TCU?

Acesse o portal do TCU – www.tcu.gov.br e siga os passos abaixo:

  1. Clique em “Login”, localizado no canto superior direito da tela;
  2. Preencha o campo “Usuário” e informe sua senha no campo seguinte.

Lembre-se: se você não é servidor do TCU, seu login de usuário é a letra “X” seguido do número do seu CPF (sem pontos e sem traço)

Quero alterar meu e-mail. Como faço?

Entre em contato com nossa Central de Atendimento pelo telefone gratuito 0800 644 1500, opção 2, informe que deseja alterar seu e-mail no cadastro do TCU.

Como devo proceder em caso de alteração de dados cadastrais, como: nome, lotação, e-mail, etc.?

Entre em contato com o suporte à informática pelo telefone gratuito 0800 644 1500 - opção 2, informe que deseja alterar seus dados no cadastro do TCU.

Fiz meu cadastro no portal, mas não recebi a chave de acesso ou o link está com defeito. Como devo proceder?

Entre em contato com o suporte à informática, pelo telefone gratuito 0800 644 1500 - opção 2
e informe ao atendente que a chave de acesso ao portal do TCU, recebida em seu e-mail, não está funcionando.

Tentei me cadastrar, mas o sistema informa que "Já existe um usuário cadastrado com o CPF", como devo proceder?

Confira se o número do CPF foi digitado corretamente.
Se estiver correto, retorne à pagina inicial do TCU (www.tcu.gov.br) e siga os passos abaixo:

  1. Clique  em “Login”, localizado no canto superior direito da tela;
  2. Clique em “Recupere a senha | Password recover | Recuperar su contraseña”;
  3. Selecione a opção “Enviar nova senha por e-mail”;
  4. Preencha o campo “Usuário | User | Usuario”. Lembre-se: se você não é servidor do TCU, seu login de usuário é  xCPF, ou seja, a letra x seguida do número do seu CPF (sem pontos nem traço);
  5. Clique em “Confirmar | Confirm | Confirmar”.

Caso possua bloqueador de e-mail, não se esqueça de desbloquear o endereço do TCU – portal@tcu.gov.br .
Você receberá uma mensagem em seu e-mail informando os procedimentos para alteração de sua senha. Caso não encontre a mensagem, verifique-o na pasta de lixo eletrônico da sua caixa postal.
Se mesmo assim, não conseguir resolver seu problema, entre em contato com nossa Central de Atendimento pelo telefone gratuito 0800 644 1500 - opção 2. Informe ao atendente sua necessidade, ressaltando que se trata de um problema de cadastro ou autenticação no portal TCU, para que sua demanda seja corretamente endereçada à área responsável.

Não lembro a minha senha de acesso ao portal do TCU.

Acesse o portal do TCU (www.tcu.gov.br)  e siga os passos abaixo:

  1. Clique  em “Login”, localizado no canto superior direito da tela;
  2. Clique em “Alterar senha”;
  3. Selecione a opção “Enviar nova senha por e-mail”;
  4. Informe seu “Usuário | User | Usuario”. Lembre-se: se você não é servidor do TCU, seu login de usuário é  xCPF, ou seja, a letra x seguida do número do seu CPF (sem pontos nem traço);
  5. Clique em “Confirmar | Confirm | Confirmar”.

Caso possua bloqueador de e-mail, não se esqueça de desbloquear o endereço do TCU – portal@tcu.gov.br .
Você receberá uma mensagem em seu e-mail informando os procedimentos para alteração de sua senha. Caso não encontre a mensagem, verifique-o na pasta de lixo eletrônico da sua caixa postal.
Caso isso não resolva o problema, entre em contato com nossa Central de Atendimento pelo telefone gratuito 0800 644 1500 - opção 2. Informe ao atendente sua necessidade, ressaltando que se trata de um problema de cadastro ou autenticação no portal TCU, para que sua demanda seja corretamente endereçada à área responsável.

Minha conta está bloqueada. O que devo fazer?

Entre em contato com nossa Central de Atendimento pelo telefone 0800 644 1500, opção 2, solicite o desbloqueio de sua conta e uma nova senha. O desbloqueio ocorrerá em até 24 horas.
A conta é bloqueada automaticamente após digitar incorretamente três vezes sua senha ou em caso de inconsistência detectada na validação dos dados informados.

Cursos (inscrição, matrícula e desistência)

Como me inscrevo em um curso ofertado pelo TCU na modalidade a distância?

Acesse o portal do TCU (www.tcu.gov.br) e clique em “Educação e eventos” localizado na barra de navegação e então clique em “ISC”.  
Verifique os cursos que estão com inscrições abertas na seção “Cursos para servidores públicos e cidadãos”.
Clique na ação educacional do seu interesse. Você visualizará diversas informações sobre o curso selecionado como: conteúdo programático, carga horária e como se inscrever.

Quando fui me inscrever, não encontrei o órgão em que estou lotado. Como devo proceder?

Selecione um órgão mais abrangente ao qual sua unidade está subordinada.
Caso não encontre esta unidade, escolha a opção “OUTROS” e nos informe posteriormente,
pelo telefone gratuito 0800 644 1500 - opção 2, para que possamos atualizar nosso cadastro.

Gostaria de saber se estou inscrito no curso. Como faço?

Você receberá, no e-mail cadastrado no portal do TCU, a confirmação de inscrição.
Caso possua bloqueador de e-mail, não se esqueça de desbloquear o endereço do TCU – portal@tcu.gov.br .
Se não encontre a mensagem, verifique-o na pasta de lixo eletrônico do seu e-mail.

Gostaria de saber se estou matriculado no curso. Como faço?

Acesse a página do ISC (https://contas.tcu.gov.br/ead/) e siga os seguintes passos:

  1. Clique em Você ainda não se identificou (Acessar), localizado no canto superior direito da tela;
  2. Informe seu usuário em sua senha na página seguinte e clique em “Acessar”;
  3. No canto superior direito da tela aberta após a identificação, clique no seu nome e então clique em “painel”.

Será listado todos os cursos nos quais você está inscrito.

Gostaria de cancelar minha matrícula em um curso a distância. Como faço? Sofrerei alguma penalização?

Caso o curso já tenha iniciado, encaminhe sua solicitação de cancelamento, com justificativa, ao monitor utilizando o fórum “Fale com a Monitoria”, disponibilizado no ambiente virtual.
Antes do início do curso, você poderá solicitar o cancelamento enviando uma mensagem para o e-mail: educacaoadistancia@tcu.gov.br.

Não concluí o curso. Posso refazê-lo? Posso fazer outro curso?

Você poderá se inscrever no mesmo curso quando as inscrições forem abertas novamente.
Acompanhe nosso cronograma de ações educacionais disponibilizado na página do ISC (https://contas.tcu.gov.br/ead/).

Posso me inscrever em mais de um curso?

Sim.

Quando farei as avaliações?

Verifique o cronograma no ambiente virtual do seu curso (AVEC).
Em caso de dúvida, utilize o fórum “Fale com a Monitoria” disponibilizado no AVEC.

Não sou servidor público, posso me inscrever?

Acesse a página do ISC (https://contas.tcu.gov.br/ead/) na barra de navegação, clique em “cursos e eventos” e então em “Cursos para servidores públicos e cidadãos”
Verifique os cursos que estão com inscrições abertas.
Algumas de nossas ações educacionais foram desenvolvidas e são ofertadas especificamente para servidores do TCU, outros para servidores de outras instituições e, temos ainda, cursos voltados para os cidadãos. 

Acesso ao ambiente virtual (AVEC) - Login e senha

Como faço para acessar o curso no AVEC – Ambiente Virtual?

Acesse a página do ISC (https://contas.tcu.gov.br/ead/) e siga os seguintes passos

  1. Clique em “Você ainda não se identificou (Acessar)”, localizado no canto superior direito da tela;
  2. Clique em “Recupere a senha | Password recover | Recuperar su contraseña”;
  3. Selecione a opção “Enviar nova senha por e-mail”;
  4. Preencha o campo “Usuário | User | Usuario”. Lembre-se: se você não é servidor do TCU, seu login de usuário é  xCPF, ou seja, a letra x seguida do número do seu CPF (sem pontos nem traço);
  5. Clique em “Confirmar | Confirm | Confirmar”.

Caso possua bloqueador de e-mail, não se esqueça de desbloquear o endereço do TCU – portal@tcu.gov.br .
Você receberá uma mensagem em seu e-mail informando os procedimentos para alteração de sua senha. Caso não encontre a mensagem, verifique-o na pasta de lixo eletrônico da sua caixa postal.
Se mesmo assim, não conseguir resolver seu problema, entre em contato com nossa Central de Atendimento pelo telefone gratuito 0800 644 1500 - opção 2. Informe ao atendente sua necessidade, ressaltando que se trata de um problema de cadastro ou autenticação no portal TCU, para que sua demanda seja corretamente endereçada à área responsável.

Não lembro a senha para acessar meu curso no AVEC – Ambiente Virtual. O que fazer?

Acesse nosso ambiente virtual (https://contas.tcu.gov.br/ead/) e clique em:

  1. “Clique em “Você ainda não se identificou (Acessar)”, localizado no canto superior direito da tela;
  2. Clique em “Recupere a senha | Password recover | Recuperar su contraseña” e na página seguinte em “Enviar nova senha por e-mail”.

Informe os dados solicitados e siga as orientações encaminhadas ao seu e-mail.

Lembre-se: se você não é servidor do TCU, seu login é a letra “X” seguido do número do seu CPF (sem pontos e nem traço)!
Caso possua bloqueador de e-mail, não se esqueça de desbloquear o endereço do TCU – portal@tcu.gov.br .
Se você é servidor do TCU, seu login e senha são os mesmos que utiliza para acessar os sistemas corporativos.

Minha conta está bloqueada. O que devo fazer?

Entre em contato com nossa Central de Atendimento pelo telefone 0800 644 1500, opção 2, solicite o desbloqueio de sua conta e uma nova senha. O desbloqueio ocorrerá em até 24 horas.
A conta é bloqueada automaticamente após digitar incorretamente três vezes sua senha ou em caso de inconsistência detectada na validação dos dados informados.

Não quero receber e-mails com as mensagens dos cursos. O que faço?

Acesse a página do ISC e acesse o curso desejado.

  1. Vá ao fórum que não deseja mais receber mensagens. 
  2. No canto superior direito, clique em “Suspender o recebimento de mensagens desse fórum via e-mail”.

Lembramos que o recebimento de e-mails do fórum “Quadro de Avisos” não pode ser cancelado, pois é de uso exclusivo da monitoria, tutoria e coordenação.

Certificado (impressão, validação, alteração de dados)

Como tenho acesso ao meu certificado?

Uma vez concluído o curso e tendo alcançado a nota mínima exigida para aprovação (vide Guia do Participante disponível no ambiente do curso) e respondida a Avaliação de Satisfação, siga os passos:

  1. Acesse “Certificado” no final da página do curso;
  2. Clique em “Obter o Certificado” no final da página seguinte.

O Certificado só será emitido para aqueles que atingirem o mínimo de 80 pontos, somando as notas de todas as atividades avaliativas do curso. Atenção! No certificado não consta o período de realização do curso, pois trata-se de uma ação educacional aberta. Caso você pretenda utilizá-lo para fins de licença para capacitação, progressão funcional ou crédito acadêmico, antes de matricular-se, verifique se esse documento atende às normas da sua instituição. O ISC não fornecerá outro documento.

Meu nome ou meus dados estão errados no Certificado. Como solicitar a correção?

Entre em contato com nossa Central de Atendimento pelo telefone 0800 644 1500, opção 2, e informe ao atendente sua necessidade, ressaltando que se trata de um problema de cadastro no portal TCU.

Como autenticar ou validar meu Certificado? Existe algum lugar para fazer a autenticação?

  1. Acesse a página de validação de certificados de cursos autoinstrucionais (https://contas.tcu.gov.br/ead/mod/simplecertificate/verify.php?code)
  2. Digite o código exatamente como consta no certificado.
  3. Caso receba mensagem de erro, retorne a tela inicial e refaça os passos acima.

Uma outra forma de validá-lo é utilizando programas que leem o Código QR (sigla do termo em inglês Quick Response). Existem vários softwares gratuitos disponíveis na internet que você pode baixar, inclusive, em seu celular.

Fiz o curso autoinstrucional e gostaria de receber um certificado.

O Instituto Serzedello Corrêa (ISC) não emite certificado de participação para todos os cursos autoinstrucionais. Observe a informação entre parênteses ao lado do título do curso no Ambiente Virtual (https://contas.tcu.gov.br/ead/).

Outros

Não me inscrevi no curso, mas estou recebendo mensagens. O que faço?

Entre em contato conosco pelo e-mail: educacaoadistancia@tcu.gov.br.

Não encontrei uma solução para o meu problema. Como devo proceder?

Entre em contato com nossa Central de Atendimento pelo telefone gratuito 0800 644 1500 - opção 2, e informe seu problema.
Última modificación: jueves, 3 de enero de 2019, 18:47