Cabeçalho evento

Certificação em Mediação de Conflitos na Administração Pública - Turma 3

Detalhes evento

Caixa Detalhes

18/09/2025 - 09:00 a 12:30
02 a 09/09/2025
18/09/2025 a 14/01/2026
26
Curso
Português
A distância telepresencial
42:00 hora(s)

Facilitadores

Botões

Faça login para se inscrever

Conteúdo evento

Objetivo
Capacitar o(a) servidor(a) a:
  • Reconhecer os diferentes meios extrajudiciais de resolução de conflitos, compreendendo as especificidades e vantagens de cada processo, em especial no âmbito da Administração Pública;
  • Explicar a dinâmica do conflito e a sua contextualização no domínio administrativo;
  • Reconhecer as fases e os objetivos do processo de mediação - aplicação a conflitos na Administração Pública, em especial atendendo ao campo de atuação do Tribunal de Contas da União (TCU);
  • Explicitar conhecimentos básicos jus-administrativos e da mediação no Brasil;
  • Aplicar as habilidades do mediador nos termos da acreditação para o exercício da sua função segundo os standards da acreditação internacional do International Mediation Institute.
  • Demonstrar ser consciente do seu próprio comportamento em conflito (através do CDP-Conflict Dynamics Profile).

Conteúdo

  1. Aspectos teóricos da resolução de conflitos no contexto da Administração Pública:
  • Identificar as atitudes face ao conflito;
  • Identificar os elementos-chave dos conflitos na Administração Pública;
  • Proporcionar novas habilidades para trabalhar o conflito no contexto da mediação.
  1. Enquadramento jurídico: mediação no domínio administrativo:
  • A mediação pública e a mediação privada;
  • Os litígios que podem ser objeto de mediação: a mediabilidade;
  • Homologação do acordo obtido em mediação.
  1. Os Meios Alternativos de Resolução de Conflitos:
  • Facilitação, negociação, mediação, minitrial, conciliação, avaliação externa por perito, sistemas híbridos, arbitragem e litígio;
  • Articulação entre os mecanismos de ADR e o sistema judicial;
  • Negociação pelos interesses (Escola de Harvard);
  • Estratégias de negociação.
  1. Mediação: da teoria à prática:
  • Definição de mediação de conflitos;
  • O que a mediação não é;
  • Princípios de mediação. Ética na mediação;
  • A preparação da mediação;
  • Modelos de mediação;
  • A mediação como processo.
  1. Técnicas de comunicação:
  • A importância da comunicação na resolução de conflitos;
  • Técnicas de comunicação: gestão emocional, questionamento, paráfrase e reformulação, escuta ativa, etc.
  1. O processo de mediação em contexto administrativo (em especial na experiência do TCU):
  • As 7 fases do processo de mediação ICFML. Objetivos e técnicas respetivas.
  1. QAP – Certificação ICFML − Programa de Avaliação de Qualificação (QAP) para certificação pelo IMI de mediadores internacionais.

Público alvo do evento

Servidores indicados pela Segecex.

Informações gerais

A avaliação se dará da seguinte forma: 
  • Artigo científico ou trabalho prático – entregar até 14 de janeiro de 2025_ a submeter na plataforma moodle pelos participantes
  • Prova prática/vídeo (online): 4 de dezembro 2025 / 9h às 12h30m_online zoom
  • Prova teórica – a realizar pelos participantes na plataforma moodle e submeter até 15 de dezembro de 2025
  • Resultados finais da avaliação – divulgação até 28 de fevereiro de 2026

Observações

 

Próximos agendamentos

Local / Descrição DataHora de inícioHora de término
Ambiente virtual - Zoom 02/10/202509:0012:30
Ambiente virtual - Zoom 09/10/202509:0012:30
Ambiente virtual - Zoom 16/10/202509:0012:30
Ambiente virtual - Zoom 23/10/202509:0012:30
Ambiente virtual - Zoom 30/10/202509:0012:30

Aviso de login

 Faça login para se inscrever e para ter acesso às opções de inscrição no evento, caso já se tenha inscrito anteriormente.