O objetivo principal do curso é capacitar servidores em práticas inovadoras de pesquisa, análise, produção de conhecimentos e elaboração de produtos técnicos científicos, bem como de aplicação de instrumentos e técnicas inovadoras em análise de dados e aquisições públicas.
1. Visão Sistêmica da Administração Pública e do Controle (60h). 2. Instrumentos e Técnicas para o Controle: Introdução à Tecnologia da Informação (45h). 3. Metodologia da Pesquisa (45h). 4. Seminário de Pesquisa (15h). 5. Introdução à Economia da Inovação (40h). 6. Fundamentos de Estatística (30h). 7. Fundamentos da Ciência de Dados (45h). 8. Aplicação de Tecnologias da Informação para o Controle Governamental (30h). 9. Compras Públicas para Inovação no Brasil (optativa) (30h). 10. Auditoria Contínua (optativa) (30h). 11. Análise de Dados Espaciais e Georreferencia dos (optativa) (30h).
O curso destina-se a portadores de diploma de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, que atuem ou pretendam atuar na área de interesse do curso, com prioridade para profissionais que atuem na área de controle da Administração Pública.
O ingresso no curso ocorrerá por meio de processo seletivo regido por edital próprio, podendo abranger tanto profissionais pertencentes ao quadro funcional do TCU quanto de outras instituições parceiras, a critério da direção do ISC-TCU.
O curso de Especialização em Controle Governamental: Tecnologias para Inovação é uma ação de formação continuada, na modalidade de educação híbrida – constituída de aulas presenciais com transmissão ao vivo e atividades desenvolvidas no formato EaD –, que busca capacitar servidores em práticas inovadoras de pesquisa, análise, produção de conhecimentos e elaboração de produtos técnicos científicos, bem como de aplicação de instrumentos e técnicas inovadoras em análise de dados e aquisições públicas.
A estrutura do curso é composta por 11 disciplinas, sendo 8 obrigatórias e 3 optativas – o aluno deverá cursar, pelo menos, 2 disciplinas optativas para alcançar o total de 370 horas-aula. Além disso, haverá mais 40 horas-aula para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso (TCC).
O egresso do curso de pós-graduação deve retornar às suas atividades laborais com maior capacidade de pesquisa, análise, avaliação e produção de conhecimento. Essas competências poderão ser aplicadas na área de atuação de cada aluno.
A partir desse processo de desenvolvimento técnico e profissional, o egresso será incentivado a continuar sua busca por autodesenvolvimento, por meio de uma educação por toda a vida, em benefício da Administração Pública e da sociedade brasileira.