Objetivo
Espera-se que o aluno, ao final do curso, possa :
a) Reconhecer a complexidade das Políticas e Programas Públicos no país e a necessidade de abordagens sistêmicas de avaliação;
b) Compreender a importância de colocar a Implementação no centro da Avaliação, face ao estágio e contexto em que se encontram as políticas e programas no país;
c) Especificar pesquisas de Avaliação de Processo e Estratégia de Monitoramento para uma política, plano ou programa de interesse;
d) Empregar recursos analíticos como o modelo nodal de implementação e Hexágono Sistêmico, ferramentas como Mapa de Processos e Resultados e Painéis Situacional e de Indicadores e modalidades de Avaliação de Processos.
Conteúdo
1. Fundamentos da Avaliação de Políticas Públicas;
2. Avaliação de Processos de Políticas e Programas Públicos;
3. Monitoramento de Políticas e Programas Públicos.
Público-alvo
• Servidores e gestores da Administração Pública federal, estadual ou municipal.
• Servidores do TCU que buscam desenvolver competências aderentes à Trajetória Profissional de Controle de Políticas Públicas.