Objetivo
Espera-se que o aluno, ao final do curso, possa :
a) Reconhecer a complexidade, legitimidade e finalidades das Políticas e Programas Públicos no país e a necessidade da triangulação de métodos, sujeitos e perspectivas de análise de mérito delas;
b) Compreender a importância de planejar o momento adequado da avaliação de resultados, face ao estágio de implementação e contexto operacional em que se encontram as políticas e programas no país;
c) Conhecer fontes de referência de estudos, relatórios e pesquisas que trazem subsídios para avaliação de políticas e programas;
d) Especificar pesquisas de Avaliação de Resultados segundo o princípio da triangulação metodológica e suas modalidades para uma política, plano ou programa de interesse;
e) Propor um plano de estudos e pesquisas de avaliação que reflitam o conjunto de valores públicos imanentes das Políticas Públicas no país e se guiem por responder aos critérios avaliativos da OCDE.
Conteúdo
- Fundamentos e critérios da Avaliação.
- Avaliação de resultados de programas: triangulação e fontes secundárias.
- Elaboração de Pesquisas primárias de Avaliação.
Público-alvo
- Servidores e gestores da Administração Pública federal, estadual ou municipal.
- Servidores do TCU que buscam desenvolver competências aderentes à Trajetória Profissional de Controle de Políticas Públicas.
Informações gerais
Servidores do TCU que ingressarem em pós-graduação que contenha disciplina equivalente poderão solicitar aproveitamento de créditos, que, se concedidos, liberam o aluno da frequência e das avaliações objetivas, ressalvada a necessidade de realizar as avaliações discursivas durante a disciplina.