Cabeçalho evento

Mesa Redonda: Quanto Valem Seus Dados?

Detalhes evento

Caixa Detalhes

06/08/2021 - 14:30 a 16:30
21/07 a 06/08/2021
06/08/2021
1000
Ação educacional
Português
A distância telepresencial
2:00 hora(s)

Facilitadores

Botões

Faça login para se inscrever

Conteúdo evento

Diante da crescente ameaça de ocorrência de ataques cibernéticos em todo o mundo, e considerando os recentes acontecimentos de invasões de hackers a sistemas computacionais de instituições públicas no Brasil, a Presidência e demais autoridades do Tribunal estabeleceram como prioridade institucional de tecnologia da informação o aperfeiçoamento permanente de sua capacidade de segurança da informação no âmbito do TCU. Em decorrência dessa estratégia, foi lançado o Programa TCU + Seguro.

Esse evento de lançamento, tem o intuito de promover uma conscientização nos servidores quanto a responsabilidade de cada um em relação às práticas de segurança da informação. Na mesa redonda serão discutidos temas como defesa cibernética, ataques hackers, como responder a incidentes de segurança. Também serão abordadas formas de identificar e mitigar vulnerabilidades cibernéticas; além de apresentar o que estamos fazendo internamente para proteger as informações do TCU.

Palestrantes



Dra. Cristine Hoepers - Gerente Geral do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil

Formada em Ciências da Computação pela UFSC e Doutora em Computação Aplicada pelo INPE. Trabalha com Gestão de Incidentes de Segurança no CERT.br desde 1999, onde atua no apoio para a criação de novos Grupos de Resposta a Incidentes de Segurança (CSIRTs) no Brasil, no treinamento de profissionais de segurança e no desenvolvimento e disseminação de boas práticas de operação de redes Internet. É também instrutora dos cursos do CERT/CC, da Carnegie Mellon University, e da Escola de Governança da Internet no Brasil. Participou do Comitê Gestor do FIRST e da Coordenação dos Fóruns de Boas Práticas sobre Spam e CSIRTs do Internet Governance Forum (IGF), das Nações Unidas.



Ivo de Carvalho Peixinho - Perito criminal da Polícia Federal – Perito Criminal Federal. Possui mais de 25 anos de experiência na área de Segurança da Informação e 10 anos em investigação de Crimes Cibernéticos. Atualmente é o responsável pela Unidade de Tecnologia e Capacitação da Divisão de Repressão a Crimes Cibernéticos (UTC/DRCC) da Polícia Federal onde atua na coordenação central de investigações de crimes de alta tecnologia.



Coronel João Marinonio Enke Carneiro - Comando de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro – Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1991), Mestre em Aplicações Militares - Comunicações pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército (1998). Cursou o MBA em Gerência de Telecomunicações na Fundação Getulio Vargas - FGV/RJ (2000) e especializou-se em Planejamento de Operações de Guerra Eletrônica no Centro Integrado de Guerra Eletrônica do Exército (2003).

Chefiou o 5º Centro de Telemática de Área. Realizou o Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx) na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e o Curso Superior de Defesa na Escola Superior de Guerra, ambos na Urca, Rio de Janeiro, obtendo o título de Pós-Doutor em Defesa Nacional.

Foi Professor líder de cibernética do Colégio Interamericano de Defesa e Assessor Sênior de Cibernética da Junta Interamericana de Defesa, em Washington-DC, Estados Unidos da América. Atualmente é Assessor de Governança do Setor Cibernético, no Comando de Defesa Cibernética brasileiro.



Fabiana Ruas – Secretária da Secretaria de Soluções de Tecnologia da Informação (STI) – 



Moderador: Monica Cotrim – Secretária da Secretaria de Ouvidoria e Segurança da Informação (Sesouv)



 

Servidores e colaboradores

14h30 Abertura - Ana Arraes - Presidente do Tribunal de Contas da União

14h40 Incidentes de Segurança na Administração Pública - Dra. Cristine Hoepers - Gerente Geral do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil

15h00 Atuação da Polícia Federal na Investigação de Crimes Cibernéticos - Ivo de Carvalho Peixinho - Perito Criminal da Polícia Federal

15h20 Como Mitigar Vulnerabilidades - Coronel João Marinonio Enke Carneiro - Comando de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro

15h40 O que TCU está fazendo para se proteger dos ataques cibernéticos - Fabiana Ruas - Secretária da Secretaria de Soluções de Tecnologia da Informação (STI/TCU)

16h00 Sessão de Perguntas e Respostasssão de Perguntas e Respostas - Moderação Monica Cotrim - Secretária da Secretaria de Ouvidoria e Segurança da Informação (Sesouv/TCU)

16h30 Encerramento 





 

Próximos agendamentos