Cabeçalho evento

Auditoria nas Contas Anuais - Financeira Integrada com Conformidade

Detalhes evento

Caixa Detalhes

Curso
Português
A distância autoinstrucional
100:00 hora(s)

Botões

Faça login para se inscrever

Conteúdo evento

O Curso Auditoria nas Contas Anuais faz parte da série de cursos Auditoria Baseada em Risco, do TCU. O curso está estruturado de modo que, ao seu término, o participante seja capaz de definir a estratégia global de auditoria e desenvolver o plano de auditoria, compreender as principais técnicas para obtenção e avaliação da evidência de auditoria à luz da materialidade estabelecida para o trabalho, extrair conclusões, formar a opinião de auditoria sobre as demonstrações contábeis e a conformidade das transações subjacentes, emitir os relatórios e o certificado de auditoria sobre as contas anuais.
Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP). Afirmações nas DCASP e extração das DCASP no Siafi. Objeto, informação do objeto, objetivos e condução da auditoria. Documentação de auditoria - Principais papéis de trabalho. O processo de auditoria financeira integrada com conformidade. Entendimento da entidade e do seu ambiente, inclusive do controle interno. Materialidade em auditoria. Ciclos contábeis e contas significativas. Estratégia Global de Auditoria e termos do trabalho. Entendimento das contas contábeis - objeto no nível específico. Procedimentos analíticos como procedimentos de avaliação de risco. Identificação de riscos no nível das afirmações - Risco Inerente (RI). Avaliação de riscos - Risco Inerente (RI). Avaliação de riscos - Risco de Controle (RC) e de Distorção Relevante (RDR). Definição do escopo da auditoria e da natureza e época dos testes. TAAC I - Introdução às técnicas de auditoria assistidas por computador. TAAC II - Práticas de auditoria assistidas por computador I. TAAC III - Práticas de auditoria assistidas por computador II. TAAC IV - Siafi gerencial / Excel na análise de dados TAAC V - Procedimentos de conciliação utilizando Excel. Amostragem em auditoria. Amostragem para testes de controle. Amostragem por unidade monetária. Distorções e não conformidades / Relatório preliminar comunicação distorções. Avaliação de distorções não corrigidas. Formação de opinião. Relatório e Certificado de Auditoria I. Relatório e Certificado de Auditoria II. Representações formais da Administração.
- Auditores do setor público responsáveis pela realização de trabalhos de auditoria nas contas anuais das unidades prestadoras de contas (UPC) jurisdicionadas do TCU.

- Servidores interessados no seu desenvolvimento na Trajetória Profissional de Auditoria Financeira.
A aprovação nos cursos Auditoria Baseada em Risco I e II é requisito para o curso "Auditoria de contas anuais". Caso já tenha os pré-requisitos cumpridos, continue sua inscrição. Caso não, para se inscrever nos pré-requisitos, acesse os links:
O Curso Auditoria nas Contas Anuais é autoinstrucional, composto de videoaulas gravadas, material em formato texto e atividades prática. Pode ser realizado a qualquer tempo. Irá fornecer conhecimentos e ferramentas importantes (templates de papéis de trabalho) para que os auditores possam obter o entendimento adequado da entidade ou do objeto a ser auditado e de seu ambiente, inclusive de seu controle interno, aplicar o conceito de materialidade no planejamento, na execução e na formação de conclusões ou opiniões, avaliar os riscos inerentes e de controle e planejar respostas adequadas à significância de cada risco avaliado, na forma de procedimentos de auditoria a serem executados, de modo que a auditoria seja eficiente e eficaz para entregar informações úteis e conclusões seguras aos usuários previstos. 

INPORTANTE: o curso está segmentado em Unidades que deverão ter aproveitamento mínimo de 70% para continuidade à etapa seguinte.

Pré-requisitos

Pré-requisitos para inscrição

Inscrição: para se inscrever no curso/evento, é necessário cumprir pelo menos um pré-requisito de cada conjunto.