Cabeçalho evento

Lugar de Fala e Valorização da Pluralidade: por que esse discurso interessa a todos?

Detalhes evento

Caixa Detalhes

08/03/2022 - 14:00 a 16:00
23/02 a 08/03/2022
08/03/2022
1000
Ação educacional
Português
A distância telepresencial
2:00 hora(s)

Facilitadores

Botões

Aviso de login

 Faça login para ter acesso às opções de inscrição no evento, caso já se tenha inscrito anteriormente

Conteúdo evento

Debater sobre o lugar de fala, a representatividade da mulher na esfera pública e o desafio da pluralidade nas organizações.
O que é Lugar de Fala. Estrutura de poder e invisibilidade. Vulnerabilidade social. Resistências e reexistências. Construção da identidade social e ressignificação das identidades. Igualdade de gênero. Soluções emancipatórias e combate às desigualdades. Ascenção das mulheres aos postos de liderança. Representatividade feminina na organizações e na esfera política e pública. Participação feminina nos processos decisórios. Empoderamento.  Diversidade nas organizações. 
Servidores do TCU, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e dos Tribunais de Contas, terceirizados, estagiários e estudantes. 
Djamila Ribeiro

"Se não se nomeia uma realidade, sequer serão pensadas melhorias para uma realidade que segue invisível".

Djamila é mestra em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo. É coordenadora do Selo Sueli Carneiro e da Coleção Feminismos Plurais. É autora dos livros “Lugar de Fala” (Selo Sueli Carneiro/Pólen Livros), “Quem tem medo do Feminismo Negro?” e “Pequeno manual antirracista” (ambos pela Companhia das Letras). É também professora convidada do departamento de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Colunista do jornal Folha de S. Paulo e da revista ELLE Brasil, esteve secretária adjunta de Direitos Humanos de São Paulo em 2016. Foi laureada pelo Prêmio Prince Claus de 2019, concedido pelo Reino dos Países Baixos e considerada pela BBC como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo.
Após a palestra, teremos a Roda de Conversa Liderança Feminina e Diversidade nas Organizações, com o intuito de debater ações e políticas que promovam a diversidade e a igualdade de gênero. Para tanto, convidamos: Ana Paula Sampaio Silva Pereira (Chefe de Gabinete da Corregedoria do TCU), Adriano César Ferreira Amorim (Secretário-Geral da Presidência do TCU), Ilana Trombka (Diretora-Geral do Senado Federal), Marcela de Oliveira Timóteo (servidora do ISC) e Maíra Brito (Jornalista da Câmara dos Deputados).





 

Próximos agendamentos