TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO

Controle, Integridade e Transparência


   Auditoría de Desempeño

CursoAuditoría de Desempeño (Aulas encerradas)
ProgramaPrograma de capacitação de auditores de EFS da OLACEFS e CPLP
ObjetivosEl objetivo del curso es capacitarse para aplicar las metodologías de auditoría de desempeño en su institución, aprendiendo su concepto, sus alcances, criterios y modalidades, así como cada etapa de los ciclos de las auditorías. Además de esto, conocer las técnicas de auditoría de desempeño, los papeles de trabajo y informes que favorezcan la clara transmisión de resultados de los trabajos a los diferentes interesados.
Público-alvoFuncionarios de las Entidades Fiscalizadoras Superiores (EFS) de los países de lengua española de la América Latina.
Pré-requisitosNão há.
ModalidadeA distância
Período de inscrição22/08 a 16/09/2014
Período de realização da ação educacional17/09 a 24/11/2014
Carga horária68 h/a
HorárioDedicação sugerida de 1 hora e 30 minutos
Dias da semana7,5h
Local de realizaçãoAVEC TCU
Conteúdo programáticoUnidad Introducción Clase 1 - -Qué es auditoría de desempeño? Clase 2 - Ciclo de las auditorías Unidad Técnicas de auditoría de desempeño Clase 3 - Análisis stakeholder Clase 4 - Mapeo de proceso Clase 5 - Análisis SWOT y verificación de riesgo Unidad Principales papeles de trabajo Clase 6 - Matriz de planeamiento Clase 7 Matriz de hallazgos Unidad Informe de auditoría Clase 8 - Informe de auditoría
Facilitadores de aprendizagem
ALMIR SERRA MARTINS MENEZES NETO
Bacharel em filosofia pela UNB Mestre em Filosofia da Ciência pela UNB Professor de Filosofia e Lógica em diversas instituições de ensino superior privadas de Brasília e na UNB Professor de cursos na ESAF e na EAGU Auditor Federal de Controle Externo desde 2008


CLAYTON ARRUDA DE VASCONCELOS (Especialista)
Servidor Público desde janeiro de 1997, ingressei na atividade pública aos 18 anos no Ministério Público da União, como Técnico Administrativo, exercendo atividades nas áreas de recursos humanos (3 anos) e execução orçamentária (3 anos). Após a conclusão da Graduação em Ciências Contábeis (Unb), ingressei no Tribunal de Contas do Distrito Federal, como Auditor de Controle Externo, exercendo atividades na área de auditoria de conformidade. Em 2006, ingressei no Tribunal de Contas da União, exercendo atividades preponderantes de auditoria operacional, período no qual conclui a graduação em Direito (IESB) e cursei uma pós-graduação em orçamento público (ISC). Em 2015 fui certificado pela IDI/Intosai como especialista para a Implementação das ISSAI (normas internacionais de auditoria) e tenho atuado como mentor de atividades daquela organização internacional na América Latina (tutor de curso e supervisor de auditorias cooperativas). Tenho colaborado com o ISC nas funções de instrutor e conteudista no curso de Auditoria Operacional e no curso de Ética e Postura Profissional. Fui Assessor na antiga Secretaria de Fiscalização e Avaliação de Programas de Governo (Seprog) e recentemente trabalhei por quase dois anos na Corregedoria, atividade que me permitiu ampliar o conhecimento sobre o funcionamento da instituição, tais como estabelecimento e acompanhamento de metas, gerenciamento do pessoal e dos processos de trabalho das secretarias de controle externo (Ex: TCE, Denúncias, Representações, etc).


DAGOMAR HENRIQUES LIMA (Mestre)
Dagomar Lima é Secretário de Métodos Aplicados e Suporte à Auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU). Representa o TCU nos Subcomitês de Auditoria de Desempenho (PAS) e de Conformidade (CAS) da INTOSAI. Atuou como expert em auditoria de desempenho no ISSAI Implementation Initiative (3i Programme). Profissional com 22 anos de experiência no controle da administração pública, com foco na avaliação da eficiência, eficácia e efetividade da ação governamental. Mestre em Administração pela Universidade de Brasília. Especialista em Avaliação da Gestão Pública. Estatístico. Autor e coautor de manuais e orientações do Tribunal de Contas da União sobre métodos e técnicas em auditoria operacional. Atuou como estatístico em órgãos dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Tem experiência em ensino de auditoria de desempenho na Fundação Getúlio Vargas/Rio e Brasília, Instituto Serzedello Corrêa e ESAF.


FÁBIO MAFRA (Mestre)
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, com MBA em Gestão Empresarial (Curso de Aperfeiçoamento) pela Universidade Federal de Santa Catarina e Centro de Formação do Banco do Brasil, com especialização em Orçamento Público pelo Cefor da Câmara dos Deputados e Instituto Serzedello Corrêa do TCU e com Mestrado em Gestão de Negócios pela UnB. Certificado em auditoria governamental no Certified Government Auditing Professional (CGAP), modalidade internacional, pelo Institute of Internal Auditors (IIA) em 2017; e pelo Programa de Certificação das ISSAI para auditoria operacional por Intosai Development Initiative (IDI) da International Organization of Supreme Audit Institutions (Intosai) em 2015. Participou, em 2015, do International Program for Development Evaluation Training (IPDET), promovido pelo Banco Mundial e Universidade de Carleton. Em 2013, participou do CAS Expert Training Seminar, promovido pelo Subcomitê de Auditoria de Conformidade da Intosai. Em 2012, participou do Taller Internacional de Encuestas y Evaluación de Impacto de Políticas Públicas Universidad de Chile, promovido pelo Banco Mundial, pelo Banco Interamericano de Desarrollo, pelo Spanish Impact Evaluation Fund; e por Sistemas Integrales. Tendo sido lotado na Secretaria de Fiscalização e Avaliação de Programas de Governo (Seprog), teve oportunidade de participar de diversos trabalhos de auditoria operacional e voltados à avaliação de desempenho de políticas públicas. Podem ser destacadas as seguintes auditorias, nas quais atuou como coordenador: auditoria no Programa Doação, Captação e Transplante de Órgãos e Tecidos; auditoria na Ação Construção de Cisternas para Armazenamento de Água; auditoria na concessão e manutenção dos benefícios de auxílio-doença; e auditoria na Política Nacional de Atenção Oncológica. A partir de maio de 2012 passou a atuar como Diretor, tendo oportunidade de supervisionar diversos trabalhos de auditoria. De janeiro de 2013 a dezembro de 2016, ocupou o cargo de Diretor na Diretoria de Aperfeiçoamento de Métodos de Auditoria (Didem), que possuía, entre as suas atribuições, a responsabilidade de prestar suporte técnico às demais secretarias de controle externo do TCU; realizar pesquisas e desenvolver métodos, técnicas e normas de auditoria; manter intercâmbio com especialistas e instituições visando possibilitar o alinhamento de métodos e técnicas de fiscalização às normas de referência e às melhores práticas; contribuir para a definição de competências profissionais em auditoria; assim como disseminar boas práticas de auditoria. Durante o ano de 2016, contribuiu com trabalho da Intosai/IDI no âmbito do Programa 3i, na atividade de acompanhamento de auditorias de desempenho de diversas EFS da América Latina, por meio da revisão de matrizes e relatórios de auditoria, No mesmo ano, participou da aplicação da ferramenta iCAT no TCU, que diagnosticou o grau de aderência das práticas de auditoria do TCU às normas internacionais de auditoria. A partir de janeiro de 2017, passou a integrar os quadros da Secretaria de Controle Externo no Estado de Santa Catarina, onde teve oportunidade de participar de outras fiscalizações de natureza operacional e de conformidade. Em abril de 2018, foi nomeado Diretor, passando a gerenciar a área de auditorias da Secretaria. Também tem atuado como instrutor e tutor de cursos sobre os seguintes temas: auditoria governamental, como o curso Audgov, os cursos de formação de auditores concursados de 2015 e 2016 e o curso Aperfeiçoamento de Auditoria, mais recente; auditoria operacional, em português e espanhol, como os cursos EAD de Auditoria Operacional do ISC e da Intosai/IDI; amostragem aplicada à auditoria (envolvendo técnicas utilizadas em auditorias de conformidade, operacional e financeira); e técnicas de auditoria, como o curso sobre a construção mapas de processo e de avaliação de indicadores de desempenho.


LILIANA RODRÍGUEZ SÁNCHEZ

MARÍA ALEJANDRA CARLUCCI (Pós-graduado)
Auditora Sr. de la Auditoría General de la Nación desde 01/09/2004 a la fecha Gabinete de asesores - Auditor General Dr. Oscar Lamberto desde marzo de 2011 a la fecha. Se encuentra a mi cargo las Comisiones de Supervisión de las Gerencias de Control del Sector Financiero y Recursos (Bancos Estatales, AFIP y ANSES), Gerencia de Control del Sector Financiero del Sector no Financiero (Empresas del Estado) y Gerencia de Control de la Cuenta de Inversión.


MARIA CECILIA MONDOLO
Formación profesional orientada al análisis macroeconómico, finanzas y mercado de capitales, con experiencia adquirida en el sector público y en finanzas sector seguros y bancos. Actualmente especializándome en Auditoria Gubernamental área Deuda Publica. Experiencia ejecutiva en dirección de programas financiados con Préstamos de Organismos Internacionales de Crédito en especial los destinados a las Micro, Pequeñas y Medianas Empresas. Diseño, Conducción y Ejecución.


SEBASTIÁN GIL (Mestre)
Auditoría General de la Nación (1994 - presente) Supervisor de equipos de Auditoría de Gestión / Rendimiento (desde 2005)


TIAGO GOZZER VIEGAS (Especialista)
Auditor do Tribunal de Contas da União desde agosto de 2006, especialista em Psicologia Clínica de Orientação Junguiana pela Associação Junguiana do Brasil (AJB), especialista em Análise e Avaliação de Políticas Públicas pelo Instituto Serzedello Corrêa, formado em Psicologia pela Universidade de Brasília desde 2003. Tem experiência nas áreas de auditoria de desempenho, desenvolvimento e capacitação profissional, além de gestão de pessoas, com foco em gestão de competências. É coach interno do TCU desde agosto de 2013. Também atua na área de psicologia clínica com a abordagem junguiana (CRP 01/17621).

        

4

APEX_PUBLIC_USER