TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO

Controle, Integridade e Transparência


   Auditoría de Obras Públicas (Olacefs)

CursoAuditoría de Obras Públicas (Olacefs) (Aulas encerradas)
ProgramaPrograma de capacitação de auditores de EFS da OLACEFS e CPLP
ObjetivosDescribir las metodologías que se utilizan en las auditorías de obras públicas en el TCU en las principales fases de la empresa (proyecto, contratación y ejecución) e identificar las no conformidades más frecuentes.
Público-alvoFuncionarios de las Entidades Fiscalizadoras Superiores (EFS) de los países de lengua española de la América Latina.
Pré-requisitosNão há.
ModalidadeA distância
Período de inscrição23/09 a 17/10/2014
Período de realização da ação educacional22/10 a 08/12/2014
Carga horária60 h/a
Dias da semana2ª a 6ª feira, 10 horas por semana
Local de realizaçãoAVEC/TCU
Conteúdo programáticoIntroducción: Modelo Brasileño de Control Externo. Proyecto: Componentes de proyectos; Análisis de proyectos. Presupuesto: Introducción al presupuesto de obras públicas; Relación entre presupuesto y planeamiento. Contratación: Contratación de obras públicas; Contrataciones atípicas de obras públicas. Ejecución: Análisis de cantidades y calidad.
Facilitadores de aprendizagem
BRUNO FREITAS FREIRE (Graduado)
Engenheiro Civil graduado pela UPE, cursando o 8º Período de Direito. Atualmente ocupa a função de assessor e de Secretário Substituto na Secex-PE. Lotado inicialmente na 1ª DT da Secob 1 responsável pelas áreas de obras hídricas, transferido em 2011 para SecobHidroferroviária, na qual exerceu cargos de Especialista Sênior na coordenação de auditorias. Em 2014 assumiu a chefia do Setor de Análise de Informações da Diretoria de Jurisprudência e Normas. Em sequência, atuou como assessor do Procurador Geral do MP/TCU (FC-5). Instrutor de cursos presenciais e a distância do Instituto Serzedello Corrêa inclusive em ações educacionais internacionais no âmbito da Organização Latino Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores - Olacefs.


OSCAR CÉSAR DE JESUS ROCHA (Especialista)
Oscar César de Jesus Rocha é engenheiro civil e advogado. Pós-graduado em auditoria de obras públicas rodoviárias (UnB), em engenharia da qualidade (USP) e em gestão e inovações tecnológicas na construção (UFLA). Auditor federal de controle externo do TCU desde 2005. Atualmente exerce a função de assessor do secretário da SeinfraRodoviaAviação. Foi diretor na Secob-2 e na SeinfraRodovia. Certified Government Auditing Professional (CGAP) pelo The Institute of Internal Auditors. Ministra cursos sobre auditoria de obras públicas (EaD) por intermédio do Instituto Serzedello Corrêa.


RAFAEL LÚCIO ESTEVES (Mestre)

RAFAEL MARTINS GOMES (Graduado)

VICTOR HUGO MOREIRA RIBEIRO (Graduado)
        

4

APEX_PUBLIC_USER