TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO

Controle, Integridade e Transparência


   Excel 2007 Aplicado a la Auditoría

CursoExcel 2007 Aplicado a la Auditoría (Aulas encerradas)
ProgramaPrograma de capacitação de auditores de EFS da OLACEFS e CPLP
ObjetivosAl fin del curso, se espera que el participante sea capaz de utilizar los recursos del programa de hojas de cálculos Excel 2007 para realizar procedimientos de importación, normalización, manipulación y análisis de datos para fines de realización de auditorías.
Público-alvoFuncionarios de las Entidades Fiscalizadoras Superiores (EFS) de los países de lengua española de la América Latina.
Pré-requisitosConocimientos básicos de la aplicación Excel 2007 Tener acceso al programa Excel 2007
ModalidadeA distância
Período de inscrição12/03 a 20/04/2015
Período de realização da ação educacional29/04 a 08/06/2015
Carga horária30 h/a
Horáriosugere-se a dedicação diária de 1h
Dias da semana5 dias por semana / 5h por semana
Local de realizaçãoAVEC/TCU
Conteúdo programático1. Operaciones iniciales: importación de datos; ajuste de los datos. 2. Normalización de los datos: operaciones con funciones; transposiciones y operaciones diversas. 3. Manipulación de los datos: fórmulas; manipulación de nombres y textos; vínculos y funciones de análisis; funciones lógicas, de información y de investigación. 4. Análisis de los datos: Herramientas de agrupación de datos; bases de datos y gráficos; tablas dinámicas; tablas y gráficos dinámicos en la práctica.
Facilitadores de aprendizagem
ADRIANA DE SOUZA RIBEIRO
Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Pós-graduada em Administração Financeira (Fundação Educacional Machado Sobrinho), Gestão Estratégica Pública (Fundação João Pinheiro) e Análise e Avaliação de Políticas Públicas (ISC). Auditora Federal de Controle Externo desde dezembro de 2008, atuando na SecexPrevidência (antiga Secex-5), com a realização de trabalhos de auditoria de conformidade e operacional, além da instrução de diferentes tipos de processo. Auditora de Tributos Municipais entre 1996 e 2008. Técnica da Receita Federal de dez/1995 a jun/1996.


RUI RIBEIRO (Especialista)
Graduado em administração com pós graduações em Tecnologia da Informação (engenharia de software), administração pública (gestão estratégica) e governança de Tecnologia da Informação. Experiência profissional anterior ao ingresso no TCU como programador, analista de sistemas e auditor fiscal. Auditor Federal de Controle Externo desde 12/2009. Atuou na Secob Edificações, de 12/2009 a 6/2013, em trabalhos de auditoria de obras e planejamento, acompanhamento e consolidação do Fiscobras. Atualmente atua na Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação desenvolvendo trabalhos de controle externo (ex.: instruções processuais, levantamentos, monitoramentos, auditorias). Atua ainda como colaborador do ISC, na condição de cursos de Excel (básico, intermediário e avançado). No momento está procurando se atualizar em análise de dados.

        

4

APEX_PUBLIC_USER