TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO

Controle, Integridade e Transparência


   Auditoría de Obras de Viviendas

CursoAuditoría de Obras de Viviendas (Aulas encerradas)
ProgramaPrograma de capacitação de auditores de EFS da OLACEFS e CPLP
ObjetivosIdentificar las características de programas y proyectos de viviendas sociales de sus países y compararlos con los criterios constante en el documento "Guidelines on Social Housing" (Guía de Proyecto de Vivienda Social) de la Comisión Económica de las Naciones Unidas para a Europa (UNECE), del año 2006.
Público-alvoFuncionarios de las Entidades Fiscalizadoras Superiores (EFS) de los países de lengua española de la América Latina.
Pré-requisitosDeseable que se tenga participado del curso general de auditoria de obras que se fue aplicado en el final del año 2014.
ModalidadeA distância
Período de inscrição22/04 a 11/05/2015
Período de realização da ação educacional21/05 a 15/06/2015
Carga horária30 h/a
HorárioAproximadamente 2h por día de trabajo.
Dias da semanaDe Lunes a Viernes, aproximadamente 10 horas por semana.
Local de realizaçãoAVEC/TCU
Conteúdo programáticoClase 1 - Directrices de políticas de vivienda según la ONU Clase 2 - Análisis de proyectos de obras públicas Clase 3 - Sostenibilidad y otros aspectos del proyecto
Facilitadores de aprendizagem
GUSTAVO FERREIRA OLKOWSKI
Gustavo Ferreira Olkowski é graduado em engenharia civil pela Universidade Mackenzie e pós-graduado em Auditoria e Controle Governamental pelo Instituto Serzedello Corrêa - ISC/TCU. É auditor do TCU desde 2009 e ocupa atualmente a função de Assessor de Ministro. Foi Diretor na antiga SecobEnergia e na SeinfraAeroTelecom e Assessor na SeinfraUrbana. Em 2015/2016 coordenou auditoria sobre Habitação Social em nove países membros da Olacefs, que foi premiada no Reconhe-Ser, reconhecida pela ONU e apresentada na 3a Conferência Mundial das Nacões Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), evento que ocorre a cada 20 anos. Em 2016/2017 coordenou auditoria sobre os controles internos do MCidades que também foi premiada no Reconhe-Ser. Participou do Grupo de Trabalho conjunto MPDG-MCidades-Caixa que elaborou o contrato de prestação de serviços padronizado da Esplanada para a operacionalização das transferências voluntárias da União (IN 02/2018-MPDG). Participou do Grupo de Trabalho do TCU instituído para discutir aprimoramentos ao PL da Nova Lei de Licitações na Câmara. Coordena, em conjunto com outros colegas, o Grupo de Trabalho sobre Auditoria de Obras Públicas (GTOP) da Olacefs. É professor da ENAP e do ISC, onde ministra cursos relacionados a licitações, contratos, RDC, lei das estatais, fiscalização, gestão, auditoria e orçamento de obras públicas. Coautor do livro "Planejamento da Licitação de Obras Públicas de Edificação e Saneamento", editora Fórum, 2019.


MARCOS DONIZETE MACHADO (Especialista)

RODRIGO ANDRES PAREDES VASQUEZ

ROMMEL DIAS MARQUES RIBAS BRANDÃO (Pós-graduado)

VICTOR HUGO MOREIRA RIBEIRO (Graduado)
        

4

APEX_PUBLIC_USER